quinta-feira, 17 de julho de 2008

ESTITLÍSTICA DO SOM OU FÔNICA

Acadêmicas: Edna Bueno, Joana da Paz

Análise do poema abaixo segundo os conceitos de Estilística do Som ou Fônica

Um Sonho

Eugênio de Castro

Na messe, que enlouquece, estremece a quermesse...

O sol, o celestial girassol, esmorece...

E as cantilenas de serenos sons amenos

Fogem fluidas, fluindo à fina flor dos fenos...

As estrelas em seus halos

Brilham com brilhos sinistros...

Cornamusas e crotalos,

Cítolas, cítaras, sistros,

Soam suaves, sonolentos,

Sonolentos e suaves,

Em suaves,

Suaves, lentos lamentos

De acentos

Graves,

Suaves...

Flor! Enquanto na messe estremece a quermesse

E o sol, o celestial girassol esmorece,

Deixemos estes sons tão serenos e amenos,

Fujamos, Flor! À flor destes floridos fenos...

Soam vesperais as Vésperas...

Uns com brilhos de alabastros,

Outros louros como nêsperas,

No céu pardo ardem os astros...

Como aqui se está bem! Além freme a quermesse

- Não sentes em gemer dolente que esmorece?

São amantes delirantes que em amenos

Beijos se beijam, Flor! À flor dos frescos fenos...

Teus lábios de cinábrio, entreabre-os! Da quermesse

O rumor amolece, esmaiece, esmorece...

Dá-me que eu beije os teus morenos e amenos

Peitos! Rolemos, Flor! à dos flóreos fenos...

Três da manhã. Desperto incerto... E essa quermesse

E a flor que sonho? e o sonho? Ah! Tudo isso esmorece!

No meu quarto uma luz luz com lumes amenos,

Chora o vento lá fora, à flor dos flóreos fenos...

Análise

O poema um Sonho do poeta Eugênio de Castro, está repleto de repetições fônicas do início ao fim. Na primeira estrofe, temos vogais abertas (e), relacionadas à alegria. O que se pode observar nesta primeira estrofe também é aliteração (repetição de sons consonantais, ss, sibilante: messe, enlouquece e estremece – que apesar de ter a letra c, tem o som de ss – a quermesse, o que podemos dizer que é de rima consoante em todo o poema; l: sol, celestial, girassol, dando a idéia de fluência; f: fogem fluidas, fluindo, fina, flor, fenos, conotando fuga e flutuação) bem como assonância (repetição vocálica em sílabas tônicas, e – idéia de alegria -, o – idéia de soturnidade, i – idéia de agudeza). Temos ainda, em que cantilenas, serenos, amenos, som nasal; crase como em: enlouquece, estremece (enlouquecestremece); sinalefa; estremece a (estremecia), encontro de duas vogais que se transforma em uma semivogal.

Considerações finais

Finalizamos nossa análise, enfatizando que todo o poema está constituído de repetições fônicas como já dissemos anteriormente. Isto nos leva a seguinte conclusão, o estudo da Estilística nos mostra o quando podemos aprender em se tratando dos fenômenos da linguagem dentro do estilo de cada escritor.

Referência bibliográfica

· MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à estilística. 3° ed. São Paulo. T.A.QUEIROZ, 2003.

Referência online

http://www.metodista.br/biblioteca/abnt/abnt#folha-de-aprova-o-obrigat-rioacessado em 04 de Abril de 2008 às 15h00min.

3 comentários:

Danielle Dias disse...

Parabéns pelo trabalho...
realmente noto sua competência e da forma como trata o curso...com muita seriedade e dedicação...
Por isso, acredito que seu caminho como futura tradutora e Crítica Literária será com muitas conquistas...

Um abraço

Joana da Paz disse...

Obrigada Dany, um elogio vindo de você é uma honra.
Você sabe que procuro fazer da melhor forma possível para melhorar meus conhecimentos.

Volte sempre!

Joana da Paz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.