terça-feira, 19 de julho de 2011

COMO ESCREVER UMA REDAÇÃO

“A prática de escrever com boa redação e influência fácil só é adquirida por meio de exercícios constantes e leitura diária dos mais diversos artigos.” (VIANA, 2000, p. 253).

Redação

O estilo é próprio de cada um, reflexo de sua personalidade, é a “escolha das palavras e o arranjo delas na frase de maneira que o discurso seja claro, deleitável e persuasivo. Estilo é a vestidura dos pensamentos”, nas palavras do mestre Caldas Aulete.
Saber redigir corretamente não é dom exclusivo, é uma necessidade que pode ser desenvolvida de acordo com as exigências e oportunidades da vida profissional. É claro que existem regras gramaticais a serem seguidas, porém o conhecimento de todas não é obrigatório para quem vai fazer uso delas, o costume e a prática de redação facilitam a assimilação.

Forma

Procure, sempre que possível, fazer primeiro um rascunho do vai redigir, assim terá a oportunidade de fazer as correções e alterações necessárias. Siga os passos propostos que facilitarão o desenvolvimento da redação:
► Tenha sempre à mão: dicionário, enciclopédia, livros, manual técnico etc., que facilitam a abordagem do tema, além de suprimir dúvidas;
► Selecione o tema principal, abordando-o de forma clara e objetiva, dispondo a sua ideia de forma lógica e em sequência compreensível e ordenada;
► Enfatize os tópicos que achar necessário, destacando parágrafos ou palavras;
► Finalize de forma educada e sóbria a abordagem do assunto;
► Leia e releia o que escreveu; corrija os erros, com especial atenção os de concordância, de sintaxe, regência verbal de tratamento etc.

Conteúdo

Conscientize-se de que não importa a forma de correspondência que será necessário redigir, ela será sempre dividida em partes imprescindíveis:
► Início,
► Desenvolvimento ou exposição do assunto,
► Conclusão,
► Fecho.

O início também conhecido por princípio é uma pequena exposição introdutória sobre a matéria. Deve ser simples, breve e apropriado ao assunto.

O desenvolvimento é o trabalho de exposição do assunto propriamente dito. A parte principal do corpo de uma redação. Especial cuidado deve merecer a divisão do texto em parágrafos, em se tratando de correspondência comercial, que, às vezes, aborda vários assuntos. Algumas empresas adotam o sistema de resumir cada assunto num tópico, dando-lhe um título que é sublinhado. O desenvolvimento deve ser progressivo, coerente, ativo e de interesse.

A conclusão é uma breve recapitulação dos fatos expostos, podendo chamar a atenção para o tópico de maior interesse da redação. A conclusão deve ser rápida e diversa.

O fecho resume-se em frases breves e polidas, habitualmente empregadas em redações de cartas comerciais. (...).
Formas de tratamento

Em qualquer tipo de comunicação escrita, é necessário que o tratamento escolhido seja observado do começo ao fim, respeitando a concordância justa entre os verbos e os pronomes para o tratamento dispensado ao destinatário.

Referência

VIANA, Moacir da Cunha. Gramática, redação literatura. Editora Fundação Abrinq, 2000, p. 254 a 256.

Nenhum comentário: