Universidade Vale do Acaráu – UVA / AMAPÁ
Orientador: Judenilson Teixeira Amador
Disciplina: Gestão dos Processos e Modalidades Educativa
Curso: Licenciatura Plena em Letras
Acadêmica: Joana da Paz Silva
DIAS, José Augusto. Sistema escolar brasileiro. In: MENESES, João Gualberto. Estrutura e funcionamento da educação básica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
Segundo José Dias, a definição de Querino Ribeiro pelo fato de não se deter no exame da estrutura do sistema escolar, está de acordo com a que veio a ser conhecida por análise de sistemas, destacando à relação sistema-ambiente, e quanto a definiçào de Lalande, dá a ideia da estrutura do sistema como um todo interdependente e harmônica, voltada para o interior do sistema. A teoria de sistemas situa-o em um ambiente e analisa não so¬mente o que se passa dentro, mas também as trocas entre o sistema e o ambiente. O sistema pode ser fechado (fronteiras impermeáveis ao ambiente) ou aberto (entrada e saída de elementos através das fronteiras) recebe do ambiente novos elementos. O interesse nos estudos de Administração os sistemas abertos (organizações), tem objetivos definidos. O sistema está contido dentro de um sistema mais amplo. Na escola, a sala de aula é um subsistema de produção. O sistema escolar é um sistema aberto, e seu objetivo é proporcionar educação e desenvolvimento físico, emocional, moral, social, principalmente o intelectual. O sistema escolar recebe da sociedade elementos (inputs) e devolve a ela os produtos de atuação (ourputs). Todo sistema escolar é para cumprir uma função social, cabe a sociedade por orgãos legítimos de decisão estabelecer os objetivos. A sociedade possui conhecimentos adquiridos no decorrer de sua história. O sistema escolar precisa de pessoas com diferentes graus e tipos de qualificação. Os sistemas escolares são organizações que absorvem consideráveis proporções dos orçamentos públicos e particulares. A indústria produz artigos que são necessários ao sistema escolar, principalmente, com a nova LDB no ensino a distäncia. O atendimento da população no ensino fundamental está chegando a sua plenitude. O aumento de egressos das escolas, cresce a média da escolaridade e reflete em todos os aspectos na vida social. A educação é considerada um investimento de alta rentabilidade, individual, social e econômico. Uma considerável proporção das ativídades de pesquisas é realizada dentro das universidades, onde professores e alu¬nos se empenham em variados campos do co¬nhecimento. A rede de escolas distríbui-se dentro de uma estrutura dídática: graus de ensino, modalidades de ensino.
Palavras-chave: Sistema. Educação. Rede. Desenvolvimento.
sábado, 9 de julho de 2011
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