domingo, 10 de julho de 2011

DIFERENÇA PURA DE UM PÓS-CURRÍCULO: SOCIAL EM LUTA

Universidade Vale do Acaraú – UVA / AMAPÁ
Orientadora: Rúbia Celeste M. Abreu
Disciplina: Currículo Saberes e Ação Docente
Curso: Licenciatura Plena em Letras
Acadêmicos:
Dério Oliveira Maciel
Joana da Paz Silva
Márcia Gomes de Oliveira
Waldery Pantoja da Silva Chagas


“Não só é impossível desvincular a pedagogia de suas relações com a política, mas também é teoricamente desonesto.” (McLaren, 1997: 270)

APRESENTAÇÃO

De acordo com os estudos de Sandra Mara Corazza no cap. 4 Diferença pura de um pós-currículo: social em luta objetiva-se apresentar para a complementação do trabalho, em termos de análise crítica trechos da letra da música “Perfeição” de Renato Russo. Nesse sentido, busca-se enfatizar no que se refere a um “pós-currículo” e evidenciar o entrelaçamento sóciocultural e político.
É importante ressaltar que o poder na sua forma de coerção, subjaz como temática principal deste trabalho. Dessa forma que, “Abordando as relações entre os indivíduos, podemos trazer à tona o complexo sistema social, mostrando os modos de opressão que o constituem (...)” (LAGAZZI, 1988, p. 27).
A preferência por “Perfeição” não é aleatória, o texto é constituído de significativas disposições políticas, marcadas pelo signo do poder. A obra, envolta num discurso contestatório, foi escrita sob a égide da contestação política, com a vertente artística de um trabalho que procurou provocar no público uma reação de inconformidade com situações que determinadas pessoas são submetidas.
Nesse sentido, justifica-se porque este trabalho se baseia no estudo de problemas atuais, figurativizados em uma obra também atual e de temática universal, que busca verificar como a realidade vivida foi reproduzida para a composição ficcional, e os recursos utilizados pelo artista Renato Russo, fizeram sua letra transformar-se em evocação de vidas humanas.
A pretensão não é preencher todos os vazios do texto analisado, o trabalho remete, antes, a leitura, configurando-se o primeiro passo em direção ao denso mundo representado pelo Autor durante sua trajetória de criação artística, em cujo produto se fundem o local e o universal.

1. ESTUDOS CULTURAIS

Para se ter uma dimensão sobre o que são os Estudos Culturais é preciso fazer uma recuperação histórica do percurso dessa linha de pensamento desde a sua gênese até aos dias atuais. Torna-se necessário estabelecer um recorte para se ter a real noção da diversidade e pluralidade dos Estudos Culturais. Estabelece-se aqui dentro dos limites e propósitos deste trabalho, a recuperação de pressupostos teóricos que nortearam o desenvolvimento das discussões sobre a relação cultura/comunicação de massa e, por conseguinte, os produtos da cultura popular.
Os Estudos Culturais foram, originalmente, uma invenção britânica; atualmente, atingiram âmbito internacional, rompendo as fronteiras da Inglaterra e dos Estados Unidos para alcançar os mais variados territórios, desde a Austrália até a América Latina, o que não implica, todavia, um "corpo fixo de conceitos que possa ser transportado de um lugar para outro e que opere de forma similar em contextos nacionais diversos" (ESCOSTEGUY, 2000, p.136).
Levando em consideração as peculiaridades históricas do contexto britânico, percebe-se a abrangência que o político exerceu sobre o meio acadêmico, o que determinou as diretrizes teórico-políticas dos Estudos Culturais. Deve-se ter a clara consciência de que esse campo de estudo foi concebido, antes de tudo, com a pretensão de estabelecer, do ponto de vista teórico, um projeto político: a intenção era construir um novo campo de pensamento, por meio da interdisciplinaridade como elemento fundamental para um aprofundamento analítico sobre questões de ordem político cultural da sociedade.
Do ponto de vista político, os Estudos Culturais podem ser enquadrados como um mecanismo de "correção política", o que os aproxima dos inúmeros movimentos sociais que emergiam à época de seu surgimento. Ocorre que os mentores dessa área de pesquisa procuraram não difundir uma postura rígida e absoluta de sua proposta. Surge então, em 1964, fundado por Richard Hoggart, o Centre for Contemporary Cultural Studies, relacionado às mudanças de valores tradicionais da classe operária inglesa do pós-guerra. Esse centro de estudos surge ligado ao Departamento de Língua Inglesa da Universidade de Birmingham, para se constituir, depois, como centro de pós-graduação dessa mesma instituição, cujo principal foco de pesquisa são as relações entre a cultura contemporânea e a sociedade.
No final dos anos 50 e início de 60 do século XX, as bases dos Estudos Culturais foram tratadas em três relevantes textos: A pesquisa realizada por Hoggart (1957) concede especial atenção aos materiais culturais ligados à cultura popular e dos mass media. Com esse trabalho, inicia-se um percurso de teorização sobre práticas de resistência e não tão somente de submissão do âmbito popular, o que mais tarde será alvo dos estudos dos meios massivos.
No que concerne à contribuição teórica de Raymond Willians (1958), é de fundamental relevância para os Estudos Culturais, uma vez que consegue discutir elementos da análise literária usando como pano de fundo a investigação social. Em The long revolution (1962), Willians traz à baila um intenso debate sobre o impacto dos veículos de comunicação de massa sobre as camadas populares, demonstrando com isso certo pessimismo em relação à própria existência da cultura popular, bem como aos meios de comunicação de massa.
Originalmente, os Estudos Culturais apareceram no cenário mundial com uma proposta de cunho mais político que propriamente analítico. A história dessa linha de pesquisa a determinados movimentos sociais que surgiram em torno de reposta políticas à esquerda, é revestida de um viés marxista.
Mais tarde, no período pós-68, os Estudos Culturais impulsionaram o pensamento intelectual de esquerda, proporcionando um grande impacto no âmbito teórico e político, e suas diretrizes ultrapassaram as fronteiras do espaço acadêmico, trazendo para a Inglaterra um forte compromisso de militância que visava a mudanças sociais radicais.
No final dos anos 60, a atenção dos pesquisadores de Birmingham recai sobre a recepção e a densidade dos consumos midiáticos. Em 1973, Stuart Hall tal pensamento ganha notoriedade a partir da divulgação do texto Enconding and decoding in television discourse. Por meio de noções relacionadas à concepção marxista sobre ideologia, Hall enfoca a pluralidade, socialmente determinada, das práticas que envolvem a recepção dos programas televisivos.
Durante os anos 70, os Estudos Culturais aproximaram-se dos Estudos Feministas, tendo como fundamento as relações entre sujeito, poder e dominação. Mais adiante, foram acrescidas à noção de gênero questões relacionadas à raça e à etnia.
Para alguns teóricos, os Estudos Culturais mudaram seu direcionamento ao longo de sua trajetória, como pode se exemplificado no conceito de "classe", que deixou de ser o conceito crítico central. Ao mesmo tempo, o centro das discussões passou a ser questões relacionadas à subjetividade e à identidade.
Portanto, os Estudos Culturais tiveram ampla contribuição social, à medida que trouxeram à tona questões relacionadas aos produtos advindos da cultura popular e dos mass media, que refletiam os rumos e diretrizes da sociedade contemporânea.
Nesse momento, tentaram resgatar determinadas tradições teóricas de cunho sociológico, em detrimento do funcionalismo norte-americano, sob a alegação de que este não era suficientemente capaz de compreender as temáticas propostas. Com isso, a Inglaterra passou por um processo de recuperação de perspectivas como a fenomenologia, a etnometodologia e o interacionalismo simbólico.
Como o significado de cultura tornou-se algo bastante extenso, o foco viria a recair sobre toda a produção de sentido. Como ponto de partida, dedica-se especial atenção às estruturas sociais - de poder - e ao contexto histórico, considerados fatores determinantes para a compreensão da ação dos meios massivos, bem como o deslocamento do sentido de cultura, antes encravado no tradicionalismo elitista, para as práticas cotidianas.
Os Estudos Culturais atribuem à cultura um papel que a esfera econômica não consegue explicar totalmente. O marxismo e os Estudos Culturais mantêm uma relação desenvolvida por meio da crítica ao reducionismo e ao economicismo, o que resulta num modo de contestação do modelo base-superestrutura. A visão marxista trouxe subsídios aos Estudos Culturais no sentido de compreender a cultura na sua “autonomia relativa”: ela não mantém uma relação de dependência econômica, nem seu reflexo, porém tem influência sobre e sofre consequências das relações político-econômicas.
Nessa linha de raciocínio, as estruturas e os procedimentos por meio dos quais são estudados os meios de comunicação de massa ganham especial importância, uma vez que sustentam e reproduzem a estabilidade social e cultural. Isso não é realizado, todavia, dentro de um processo mecânico, mas no interior de um percurso que se vai adaptando às pressões e às contribuições que surgem dentro do universo social, de forma que se integre ao sistema cultural.
Gramsci contribuiu de maneira significativa para uma maior compreensão dos processos de mudanças que podem ser construídos dentro do sistema. Sua teoria norteia-se pelas complexas relações que ocorrem entre as culturas populares e a cultura hegemônica.
Torna-se importante avaliar que a relação cultura/comunicação de massa e as suas várias diretrizes, como os problemas das culturas populares, também sofrem alterações na trajetória dos Estudos Culturais.
Tais questões são extremamente relevantes para se ter uma visão dos Estudos Culturais, embora haja outras diretrizes importantes no universo desse campo de estudo, como, por exemplo, a discussão da pós-modernidade, cujo enfoque recai sobre questões como a globalização, a influência das migrações e o papel do Estado, bem como a cultura nacional e suas repercussões sobre o processo de construção das identidades.
Outro ponto relevante acerca dos Estudos Culturais está relacionado ao seu vínculo com o modo de vida globalizado, em que as diferenças aparecem de forma acentuada. Esse pensamento é avaliado por Cevasco (2003), ao apresentar a visão de Raymond Williams, cujos estudos estão centrados no percurso teórico e nas práticas sociais concretas. Para o teórico, as ideias, as estruturas de sentimentos e as formações na linguagem estão relacionadas com uma determinada ordem social e se reproduzem por meio de investigação histórico-literária, materializadas pelo estilo da escrita de cada autor, caracterizando uma profunda consciência política.

2. ESTUDOS CULTURAIS E CULTURA BRASILEIRA

A cultura nacional conceituada de forma pormenorizada – marcada por aspectos contraditórios, dinâmicos e plurais – não é uma tarefa fácil, pois as respostas a questionamentos acerca da noção de "identidade brasileira" não terão univocidade.
A tentativa de se fazer um mapeamento dos caminhos que a cultura nacional trilhou entre os anos de 1950 e 1980, necessariamente precisará recorrer a aspectos relacionados com as manifestações artísticas e culturais deste país, sobretudo o teatro, quer pela relevância dessa modalidade artística, quer pela contundência com que trabalhou elementos ligados à representação dos dilemas nacionais.
O país passou por um forte processo de industrialização nesse período, o que trouxe subsídios para impulsionar o grande fenômeno sociocultural que ocorreu nos últimos trinta anos do século XX. No mesmo momento ao advento da moderna indústria cultural brasileira, o país enfrentou problemas que influenciaram consideravelmente os discursos e ações de artistas e intelectuais que marcaram o ápice da cultura engajada, que buscava transmitir ao público uma representação aproximada de um país com seus conflitos e contradições. As forças conservadoras - na maioria ligadas à indústria cultural ou ao Estado -, não ficaram, todavia, impassíveis perante a cultura engajada e apresentaram rapidamente suas respostas e projetos para o Brasil.
O país passava por uma fase em que coexistiam elementos ligados ao âmbito rural e componentes cada vez mais urbanos e industrializados. No que se refere à cultura popular, esse processo de coexistência representou um cruzamento de elementos de raízes folclóricas com elementos relacionados ao espaço urbano das novas massas de trabalho. A "cultura de elite", por conseguinte, envolta pelo tradicionalismo do século XX, também buscou mecanismos artístico-culturais modernos e cosmopolitas para o pleno desenvolvimento de seus interesses.
É nesse segmento que o músico Renato Russo faz ecoar sua voz nos ouvidos das autoridades de um país mergulhado num obscuro regime de exclusão. Com letra que busca transmitir ao público uma mensagem de contestação, o Autor mantém um projeto estético ligado às minorias, àqueles que efetivamente estão à margem da sociedade, trazendo para o centro das discussões questões múltiplas como etnias, relações de poder e, especialmente, a política, fatores que interessam aos Estudos Culturais:

O caráter sempre político dos Estudos Culturais é expresso por suas tentativas de usar os melhores recursos intelectuais disponíveis para se obter um melhor entendimento das relações de poder (em jogo ou em equilíbrio) em determinado contexto, com a convicção de que o conhecimento resultante poderá capacitar as pessoas a mudarem o contexto e, consequentemente, as relações de poder. (HATTNHER, 2003, p.250)

3. UM PÓS-CURRÍCULO

Segundo Corazza (1997), um pós-currículo situa-se à esquerda, nunca à direita, nem ao centro, no campo político. Está sempre comprometido com a educação pública, gratuita e de qualidade para todos. Tem aversão às políticas sociais e educacionais dos governos neoliberais do mundo, que mundializam o capital e a exclusão, dis¬tribuem desigualmente recursos simbó-licos e materiais, privatizam e mercantilizam a educação. Políticas de morte, em suas diversas, versões, que conservam e fortalecem modos de convivência entre indivíduos, comunidades, povos e nações, pautados pelo sofrimento, e humi¬lhação, gerenciados pela crueldade e exploração, alimentados pelas barbáries da fome, da sede, das doenças.
Pode-se cons¬tatar que tais currículos fundamentam-se no princípio de uma total identidade-diferença nacional, e um pós-currículo não aceita convi¬ver com nenhum dos currículos oficiais desses governos neoliberais, e seus programas de avaliação, seja para a educação infantil, o ensino fun¬damental, médio ou superior. De princípio fictício, fabricado pelo etnocentrismo dos grupos privilegiados e posto em funcionamento pelo aparato disciplinar do Estado. Estratégico, que, embora reconheça os diferentes e fale de suas diferenças, utiliza a tal identidade nacional para tratá-los como desvios ou ameaças. Acima de tudo, princípio obediente, que segue os imperativos globais de administrar a pluralidade, a diversidade e a alteridade, por meio da transformação de cada dife¬rença e de cada diferente em objeto de ação curricular-estatal, a ser corrigido ou eliminado.
Os cur¬rículo nacionais, da diferença - ou pós-currículo - não considera as diferenças como mercadorias rentáveis de consumo, nem que os diferentes sejam culpados nem vítimas, a quem é preciso diagnosticar e registrar, incluir e dominar, controlar e regular, hegemonizar e normalizar. Nesse sentido que:

Este bloco (...) trata de estruturas que são comuns a todos, dos entrelaçamentos socioculturais que permitem valorizar aquilo que é próprio da identidade de cada grupo, e aquilo que permite uma construção comum, onde cabe pronunciar o pronome 'nós'. (Tema Transversal Pluralidade Cultural nos PCN de 1a a 4a séries, Brasil, 1996: 38)

Para tanto, em seu entendimento, as diferenças des¬ses diferentes-puros, não são significadas como "necessidades e inte¬resses", que, para os currículos nacionais, funcionam apenas como um astucioso ponto de patida para a sua prática curricular. Hábito que, no decorrer do processo edu¬cativo, empenha-se em desfazer quais¬quer necessidades e interesses, ou, no mínimo, em traduzi-los à imagem, seme¬lhança e linguagem de tudo o que ela própria unificara, previamente.

4. SUSCINTA BIOGRAFIA DE RENATO RUSSO

Renato Manfredine Junior nasceu no dia 27 de março de 1960, em Humaiatá, zona Sul do Rio de Janeiro. Filho de pai economista do Banco do Brasil e de mãe professora de inglês, teve uma infância tranquila, em uma família de classe média-alta, no seio da qual adquiriu uma boa formação cultural. Mudou-se para Nova York aos seis anos de idade, quando seu pai foi fazer um curso nos Estados Unidos. Depois de retornar ao Brasil, a família foi morar em Brasília, onde começaria a fase até então mais traumática.
Aos 15 anos, Renato ficou impossibilitado de andar, pois sofria de uma doença rara que ataca os ossos. Passou por diversos tratamentos e operações e só voltaria a caminhar dois anos depois. Com sua doença, começa sua fase de “poeta”. Sem poder andar, em seu quarto Renato inventou uma banda imaginária, a “42th Street Band”, e seu personagem imaginário era Eric Russel. Aos 17 anos, passou no vestibular para Jornalismo, concluiu o curso, mas sequer voltou à faculdade para buscar o diploma.
Renato Manfredini Junior viveu fases em sua vida que mais tarde seriam o “carro chefe” para suas composições, nas quais falaria de sua vida em todos os sentidos.
Criou o nome artístico “Russo”, inspirando-se em dois de seus pensadores favoritos, o inglês Bertrand Russell e o filósofo Jean-Jacques Rousseau, bem como no pintor primitivista Henri Rousseau.
Com 20 quilos a menos que os 65 habituais, barba comprida, Renato Russo morreu à 1h15min, no dia 11 de outubro de 1996, em seu apartamento na Rua Nascimento Silva. O artista perdera a luta de seis anos contra a Aids. Seu corpo foi cremado no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.

5. ANÁLISE DA LETRA DE PERFEIÇÃO

Com o impeachment de Fernando Collor de Mello em que meados de 1992, Renato se preparava para compor e gravar o sétimo álbum da Legião Urbana, que depois seria lançado com o título “O descobrimento do Brasil”, em novembro de 1993, considerado o disco da nova fase da Legião. Um ótimo exemplo é quanto à faixa que fazia um apelo à crise que o Brasil atravessava “Perfeição”:

Vamos celebrar, a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e suas corjas de assassinos
Covardes estupradores e ladrões.

A pós-modernidade em “Perfeição”, considerando os Estudos Culturais como mecanismo de "correção política", próximo dos movimentos sociais que emergiam na época de seu surgimento, pode-se afirmar que a análise da obra de Renato Russo à luz dessa nova “teoria” é mais que pertinente. A letra foi escrita em 1993, momento de tensão política nacional, revela-se um objeto de análise bastante propício para mergulhar na problemática social que permeia o âmbito nacional, tematiza o momento histórico e insinua uma inserção nas discussões políticas do tempo. A nova arte política deve atentar-se ao verdadeiro objeto da pós-modernidade – o espaço mundial do capital internacional – e buscar uma maneira de representá-lo, a fim de que se entenda o papel como sujeitos individuais e coletivos de recuperar a capacidade de agir e lutar - no espaço e na escala social.
Portanto, o título, irônico e ambíguo, engana, produz uma ilusão, que se desfaz nos versos, metáforas ou metonímias de um país mergulhado nas incertezas e injustiças que invadem a história do Brasil. Remete-se, metaforicamente, a um “país das maravilhas”, com suas belezas naturais, com suas práticas futebolísticas e carnavalescas criadas a partir de uma visão internacional sob a proteção do capitalismo. Assim considerada, a obra parece aproximar-se da estética pós-moderna, pois uma das funções da pós-modernidade é:

(...) correlacionar a emergência de novos traços formais na vida cultural com a emergência de um novo tipo de vida social e de uma nova ordem econômica – chamada frequente e eufemisticamente de modernização, sociedade de consumo, sociedade da mídia ou do espetáculo, ou capitalismo multinacional. (JAMESON, 1985, p. 17)


Afirma Jameson (1997) que a produção estética pós-moderna está integrada à produção de mercadorias e que a nova cultura pós-moderna é americana, pois expressa a dominação militar e econômica dos Estados Unidos sobre o resto do mundo.
Nessa perspectiva, Renato Russo parece encaminhar, com a obra, a questão - o que somos? Parece propor a discussão da des-humanização do brasileiro submetido a um trabalho desqualificador
Ressalta-se que, no estágio pós-moderno, as fronteiras entre arte e a vida são cada vez mais tênues. Os mecanismos que regem a pós-modernidade podem ser uma das formas produtivas de se ver, descrever, compreender e interpretar o mundo por meio de diferentes manifestações culturais, como acontece, por exemplo, na letra de Renato Russo, uma vez que o mesmo focaliza a organização dos espaços urbanos, suas fronteiras e formas de produção permeadas pela lógica do sistema capitalista.
A música “Perfeição” composta em 1993, insere-se no disco O descobrimento do Brasil. O país estava, ainda, sob os efeitos de uma grande turbulência política, provocado pelo rápido governo da chamada “Era Collor”; no entanto, desde a sua concepção até os dias de hoje, as realidades focalizadas na música se mantêm atuais, como destaca Dapieve (2003, p. 141):

Na eterna dialética entre ética pública e privada na vida e obra de Renato, O descobrimento do Brasil, trazia também um impressionante retrato do país, filme queimado e tudo. Pois o Brasil também havia conseguido sobreviver a Fernando Collor de Melo, apeado do poder a 29 de dezembro de 1992. O Brasil que sobrara para o vice-presidente Itamar Franco estava por inteiro na música Perfeição, incrivelmente amarga, mas no final das contas otimista. Ninguém era poupado.


Esse tom otimista pode ser constatado em:

Venha o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça
Venha, que o que vem é perfeição.

Quanto ao título da composição de Renato Russo, observa-se que apresenta um tom de ironia, pois segundo o dicionário Miniaurélio Eletrônico (2004), a palavra “perfeição” significa “Qualidade ou caráter de perfeito; Ausência de quaisquer defeitos”. Ocorre que o sentido que percorre o texto é exatamente o oposto, trazendo para o ouvinte/leitor o jogo da ordem de ser/parecer.
A letra enfoca, de forma cortante e irônica, os aspectos de um país naufragado em corrupção política e descaso social:

Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
[...]
Celebrar a juventude sem escolas
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião.

Outra questão relevante no texto é quanto ao processo de alienação da população em face dos diversos problemas de ordem social, pois, do ponto de vista político, os Estudos Culturais podem ser vistos como um sinônimo de “correção política”, podendo ser identificado como a política cultural dos vários movimentos sociais. Tal correção é apresentada pelo autor com nuances de crítica contundente:

Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro ou feriado
[...].
É interessante frisar que Renato Russo traz para sua composição aspectos referentes à mitologia greco-romana, como os deuses gregos citados na letra:

Vamos celebrar Eros e Thanatus
Perséphone e Hades.

Perséfone na mitologia é a deusa da fecundidade e Eros está relaciona ao amor. Perséfone, filha de Zeus e Deméter, casara com Hades e se tornara a rainha dos mortos, Eros está relacionado ao amor o Deus que desperta paixões, Hades é o sombrio Deus do mundo subterrâneo, e Thanatus o mais ativo dos imortais.
Em “Perfeição”, todos os aspectos apontam para o comportamento dos oprimidos em face do poder. Para o autor é necessário comemorar:

Toda a hipocrisia e toda a afetação
Todo o roubo e toda a indiferença
[...].

A corrupção, a chantagem, a contravenção, que surgem pela voz cáustica do artista desfere contra os mecanismos que regem o poder toda inconformidade com o status quo e apresenta o Estado como símbolo da manutenção desse poder. Em conformidade, a população mantém um quadro de conivência com o poder instituído:

Vamos celebrar epidemias
É a festa da torcida campeã.

Acrescentada uma tentativa de discurso da união, o autor tenta buscar a adesão do enunciatário com uso de comprometimento “ideológico” que garanta o alcance do objeto: a união - ou o ajuntamento - poderia constituir um movimento consistente, capaz de exercer influência sobre a situação de exclusão e marginalização social, mas Renato Russo apresenta, de forma metafórica, a discussão de elementos de alienação por parte da população brasileira, representada pelos componentes da escala social dependentes de um mísero “salário”, os quais buscam, na televisão, um elemento de alienação social:

Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar o nosso governo
E nosso estado que não é nação.

Por meio de uma linguagem ácida, o autor também faz alusão ao poder instituído do capitalismo, que explora sem nenhuma benevolência a mão-de-obra dos trabalhadores do país, o que resulta em descaso e completo abandono das autoridades, denunciados por Russo, em:

Vamos celebrar a juventude sem escolas
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião.

Deve-se levar em consideração que o autor emprega, também, muitas vezes, o discurso do senso comum - graças a sua força argumentativa e ao fato de atingir o status quo verdade universalmente aceita e incontestável - para conseguir a adesão do seu interlocutor, porque “Situar as grandes verdades acima de todos os sistemas, colocando-as como verdades do senso comum, possibilita que a reflexão não entre em choque com o poder vigente”. (LAGAZZI, 1988, p.30). O discurso do senso comum vem ao encontro dos anseios do artista em atingir a grande massa da população:

Venha, meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão.

Assim, o autor apresenta o discurso da descrença que, envolto num clima de constante exploração, perde qualquer sonho de mudança do status quo:

Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar.

Com essa música, Renato Russo direciona suas letras para dentro da realidade nacional. Uma realidade que remete os excluídos a uma reflexão sobre a sua real condição. Essa reflexão culmina na voz da juventude que tenta conseguir alcançar um futuro melhor.
A linguagem alcançada no texto estabelece as relações de poder entre exploradores e explorados. A ideologia subjacente ao discurso do autor ganha dimensão por meio da linguagem porque, como afirma Lagazzi (1988, p. 26), "A linguagem é lugar de poder e de tensão, mas ela também nos oferece recursos para jogar com esse poder e essa tensão. O poder procura, no entanto, eliminar as possibilidades que a linguagem nos dá para fugir ao controle que ele quer absoluto".
Portanto, “Perfeição”, de Renato Russo, traz para o centro das discussões, questões relacionadas ao processo de exclusão e alienação social, marcas da pós-modernidade, por meio de um discurso rebelde de contestação, atravessado pela acidez em texto construído com padrão estético ainda pouco explorado.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os fatores externos e internos contribuíram de modo significante para as grandes transformações sociocultural e política do país. De modo que, os estudos sobre o tema são apresentados por meio dos pesquisadores nacionais e estrangeiros, os chamados curriculistas que formalizam discussões em fóruns e debates.
Portanto, como o seu prefixo já diz “pós-currículo”, é aquele que pensa age inspirado pelas teorias pós-críticas em Educação. O mesmo repudia as políticas neoliberais, que são fundamentadas em identidade-diferença nacional. Enquanto os currículos neoliberais, os ditos oficiais, de princípios fictícios dos grupos privilegiados fala de suas diferenças, o pós-currículo funciona como um ponto de partida para a sua prática curricular, e não considera os diferentes como mercadorias rentáveis.
Trabalhar o texto Social em luta, por meio da análise critica da letra da música “Perfeição” de Renato Russo, foi de grande relevância para a formação acadêmica e profissional. Estudar o pós-currículo foi uma forma adentrar no Estudo Cultural dos currículos e dos pós-currículos.
No que se refere a letra da música, por trás das palavras que permeiam o texto, há a palavra, há as intenções e a história do autor que concebeu o universo do rock’ n roll como um espaço que lhe permitiu tomar parte no debate político. Ao que parece, Renato Russo construiu a letra em torno de sua ideologia; sem perder sua identidade, o texto encarna seus princípios e concepções de mundo.
Para Renato Russo, o sofrimento e a dor causados pela alienação/exclusão social vêm revelar-se como um novo padrão de música, porque a obra também aborda possibilidades de melhoria do país. Melhoria essa, que inclui a educação de boa qualidade para todos. A letra remete a seres envolvidos num clima de ameaça à segurança e à vida que se estende à comunidade e culmina no anseio de conduzir a população a participar efetivamente das questões sociais, como saúde, segurança e trabalho digno para o povo brasileiro entre outras.
O sentimento de angústia, o tema da morte, a comunicação de aspectos da sociedade “atual”, saturada de objetos mercáveis, a luta interior e a “guerrilha ideológica”, todos esses significados nascem do texto, produzindo uma imagem amalgamada de dois mundos, de dois Brasis.
O texto parece dialogar com o jornalismo, esse é o caso de “Perfeição”, encontra-se o retrato de um Brasil alienado e às vezes inenarrável criando para o autor uma imagem que oscila entre aspectos positivos e aspectos negativos.
Desse modo, Renato Russo nunca esteve distante da desigualdade social, sempre esteve profundamente mergulhado na realidade, procurando cumprir um compromisso radical com os seres humanos que a sociedade deixa à margem.
“Perfeição” consiste em mostrar que a arte é social em dois sentidos, e depende da ação de fatores do meio, que se exprimem na obra em diversos graus de sublimação, e produz sobre os indivíduos um efeito prático, modificando a sua conduta e concepção do mundo, ou tornar mais forte neles o sentimento dos valores sociais.


VOCABULÁRIO

Aparato: Ostentação em atos públicos ou particulares; Elementos materiais, referências, citações de que se lança mão para demonstrar poder, erudição. (Miniaurélio Eletrônico, 2004).
Égide: Defesa; proteção; amparo (Miniaurélio Eletrônico, 2004).
Neoliberal: Supremacia do modelo capitalista
Statu quo: estado em que se encontra
Tênue: Delgado, fino; Débil, frágil; Pequeníssimo (Miniaurélio Eletrônico, 2004).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CORAZZA, Sandra Mara. Diferença pura de um pós-currículo: social em luta. In: MENDES, Alice Casimiro, MACEDO, Elisabeth. Currículo: debates contemporâneos. Editora Cortez, 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Eletrônico. Editora Positivo, 7a edição, 2004.
JUNIOR, Paulo Nogueira de Souza, ENEDINO, Wagner Corsino. Fios da pós-modernidade em Renato Russo: uma leitura de perfeição, à luz dos estudos culturais. Disposto em: Acesso em: 26 / 02 / 2011.



ANEXO

Perfeição Legião Urbana
Composição: Renato Russo


Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação
Celebrar a juventude sem escolas
Crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar eros e thanatos
Persephone e hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade
Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e sequestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia e toda a afetação
Todo roubo e toda a indiferença
Vamos celebrar epidemias:
E a festa da torcida campeã
Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar um coração
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos o hino nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nossa solidão
Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incompreensão
Vamos festejar a violência
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isso
Com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção
Venha, meu coração esta com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça:
Venha que o que vem é perfeição...

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