Universidade Vale do Acaraú - UVA / AMAPÁ
Orientadora: Márcia França
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Curso: Licenciatura Plena em Letras
Acadêmicos:
Bruno Barbosa
Dério Oliveira Maciel
Joana da Paz Silva
Waldery Pantoja da Silva Chagas
APRESENTAÇÃO
Esta atividade tem por objetivo apresentar o terceiro capítulo com o tema O que é aprendizagem e desenvolver o tópico: Características da aprendizagem com os subtópicos: Aprendizagem é mudança de comportamento, Aprendizagem é mudança de comportamento resultante da experiência, e os três momentos principais: Situação estimuladora, Pessoa que aprende e Resposta. De acordo com o tópico produzir um comentário e organizar uma estratégia para fazer a socialização em sala de aula.
DEFINIÇÕES
“Aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de um lado, a sucessivas apresentações de uma situação e de outro, a repetidos esforços dos indivíduos para enfrentá-la de maneira eficiente.” (McConnell)
“A aprendizagem é um modificação na disposição ou na capacidade do homem, modificação essa que pode ser anulada e que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento.” (Gagné)
“Normalmente, consideram-se como aprendidas as mudanças de comportamento relativamente permanentes, que não podem ser atribuídas à maturação, lesões ou alterações fisiológicas do organismo, mas que resultam da experiência.” (Sawrey e Telford)
1. CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM
Das definições de aprendizagem apresentadas pode-se extrair duas conclusões principais:
1.1 APRENDIZAGEM É MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
Quando se repete comportamentos já realizados anteriormente, não se está aprendendo. Só há aprendizagem na medida em que houver uma mudança no comportamento.
1.2 APRENDIZAGEM É MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RESULTANTE DA EXPERIÊNCIA
Segundo o autor, quase todos os comportamentos são aprendidos, mas não todos. Continuamente, se está aprendendo novos comportamentos ou modificações de comportamentos. Aprende-se em toda parte, na escola e fora dela.
A realização do processo de aprendizagem depende de três elementos principais:
1.2.1 SITUAÇÃO ESTIMULADORA
De acordo com o autor, é a soma dos fatores que estimulam os órgãos dos sentidos da pessoa que aprende.
Estímulos: um nome falado em voz alta;
uma ordem;
uma mudança ambiental.
1.2.2 PESSOA QUE APRENDE
O autor afirma, que é o indivíduo atingido pela situação estimuladora. Para a aprendizagem, são importantes os órgãos dos sentidos, afetados pela situação estimuladora.
Órgãos: sistema nervoso: interpreta a situação estimuladora e ordena a ação;
os músculos, que executam a ação.
1.2.3 RESPOSTA
Segundo o autor, é a ação que resulta da estimulação e da atividade nervosa.
Ouvindo o nome, a pessoa responde. Diante da ordem, a pessoa obedece. Nesses casos, têm-se comportamentos aprendidos anteriormente.
COMENTÁRIO
Segundo a leitura do tópico Características de aprendizagem, no que se refere a Aprendizagem é mudança de comportamento. Percebe-se que o autor referiu-se a partir da primeira comunidade da qual se pertence, ou seja, a família, onde os pais é que percebem as primeiras mudanças em seus filhos. Para tanto, o próprio autor sugeriu com os verbos: andar, falar, sentar, nadar, pedalar, etc. Sabe-se que a mudança de comportamento continua dentro e fora da família.
Observa-se que no tópico Aprendizagem é a mudança de comportamento resultante da experiência, o autor expõe que a maioria dos comportamento se aprende, mas, existem outros que resultam da maturação ou do crescimento do organismo, esses não precisam de aprendizado. Sabe-se que se modifica ou se aprende novos comportamentos continuamente.
Percebe-se que a Situação estimuladora, se dá pelos estímulos dos órgãos dos sentidos do aprendiz.
No que se refere a Pessoa que aprende, os órgãos dos sentidos são importantes para a aprendizagem.
De acordo com o autor, Resposta é o resultado do estímulo do cérebro. Portanto, pode-se ter comportamentos aprendidos anteriormente. Quando a pessoa responde ao ouvir o nome, ocorre a aprendizagem.
Existe pessoa que se fecha para resposta, ou seja, se faz de surdo para não responder e não gosta de obedecer. Geralmente, isso acontece quando a pessoa está muito ocupada ou mal humorada, não quer dizer que o individuo não esteja recebendo o estimulo do órgão nervoso central.
REFERÊNCIA
UNIDADE III. Psicologia do desenvolvimento (p. 17 – 18).
domingo, 10 de julho de 2011
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